AG2 Nurun

Otimizando a produtividade de um job grande

3 minute read

Trabalho realizado na AG2 Nurun para um grande cliente.

No final de 2015, aceitamos um desafio grande na agência: redesenhar interface dos caixas eletrônicos de um banco com milhões de clientes em todo o Brasil. O trabalho havia começado meses antes, quando acompanhamos a aplicação de testes de usabilidade e entendemos a jornada dos diferentes perfis de usuário das ATM. Em 30 dias, entretanto, precisávamos entregar todos os wireframes para que os diretores de arte pudessem criar todas as telas de cada uma das interações.

AG2-Bradesco-2.jpg

Para atender a grande demanda de wireframes foi necessário contar com a ajuda de 4 profissionais freelas, além de 3 pessoas da equipe de UX da agência, eu incluída.

Cada área do ATM era composta por diversos fluxos, por exemplo: a área “Cartão de Crédito” tinha 9 fluxos, como Contratação, Cancelamento e Pagamento de Fatura. Ao todo, foram mais de 100 fluxos desenhados, vários deles com mais de 20 telas. Ou seja, trabalho pra caramba.

O projeto aconteceu durante o mês de dezembro e precisávamos nos organizar para garantir a entrega das 17 áreas do sistema até o deadline de 30/12. Para dar visibilidade a todos os envolvidos direta e indiretamente com o projeto, criei um quadro onde era possível enxergar, ao mesmo tempo:

  • todas as áreas do sistema
  • cada um dos fluxos a serem desenhados
  • o responsável por cada fluxo
  • o status de cada tarefa
  • a divisão das áreas por pacotes de entrega
  • cronograma de trabalho, considerando os feriados
  • data de entrega de cada pacote
AG2-Bradesco-4.jpg

Com a possibilidade de interagir com as tarefas “fisicamente”, por meio de post-it, a rotina do trabalho ficou muito mais dinâmica. Diariamente, fazíamos reuniões rápidas na frente do quadro para mudar os posts-its de lugar conforme necessário e, principalmente, para que todos ficassem atualizados sobre cada uma das tarefas. Com o passar dos dias e o andamento das tarefas, o quadro ia mudando de aparência.

O resultado foi melhor do que o esperado. Não só por causa do quadro, afinal, sem um time absolutamente comprometido com as datas e a qualidade das entregas, o trabalho não teria sido possível.

AG2-Bradesco-1.jpg
read more: